quarta-feira, 8 de junho de 2011

Comentários críticos ás declarações do Dr. João C. Filho e Elba S. Barreto.

(A-) Desenvolver um comentário crítico a partir da intervenção do professor doutor João Cardoso Palma Filho.

O professor João tem uma concepção muito critica e importante sobre a escola organizada em ciclo, ele diz que embora esse tema esta com mais evidência em dias atuais, essa  questão já tem um tempo que esta introduzida no sistema de ensino brasileiro e há muitas mudanças a serem feitas.
Para ele o mais importante é a qualidade do ensino no que diz questão ao ciclo e precisa uma transformação, pois a alfabetização é necessária, mas o que temos que almejar é um ensino de qualidade.
Mas como fazer isso se as salas estão super lotadas e os professores não estão preparados para lidar com essas mudanças e nem mesmo as escolas?
Há um longo caminho a ser feito para se chegar a uma  inclusão  onde na própria escola tem uma exclusão dentro da inclusão (João Palma Filho) esse  parágrafo diz tudo o que precisa ser dito no que diz respeito a educação.  


(B-) Desenvolver um comentário crítico a partir da intervenção da professora doutora Elba Siqueira de Sá Barreto.

O que mais fica enfatizado na escola organizada em ciclos, que no começo foi somente para regularizar o fluxo de alunos nas escolas, para que todos cumprissem o ensino obrigatório, por mais que almejam um ensino de qualidade politicamente o que era mais importante era a progressão do aluno  nas escolas.
Para que a escola organizada em ciclo realmente seja eficaz em seus objetivos é preciso grandes mudanças, pois na maioria dos casos não estão sendo satisfatório.
As questões, as disciplina e ensino que abrange a escola em ciclo é ótima e eficaz, mas será  possível uma transformação tão grande da lógica que hoje o espaço escolar esta inserido, alterando assim uma estrutura imposta a décadas? Estamos falando de uma mudança histórica, uma nova cultura escolar, uma mudança política, de valores, de tempo e principalmente de resultado.
Será que nossa sociedade que é tão excludente esta preparada para tamanha transformação?  Pensamos que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a escola de ciclos seja realmente bem vista e entendida por toda a sociedade.           

domingo, 5 de junho de 2011

Video:



Produzido por Jaff e Hiroaki

Das fotografias espalhadas pela internet denunciando todo tipo de violência contra as crianças, esse vídeo nasce da escolha de algumas dessas fotos e um texto que cumpre o entendimento do roteiro. A sinopse questiona o tempo perdido e indeciso e as conseqüências futuras. Trata-se de uma reflexão, pois ás vezes esta violência está tão perto de nós, que não queremos perceber, infelizmente acreditamos mais na impossibilidade da ação do que na certeza da solução. A trilha sonora de Homeless da banda africana Mambazo, valoriza a proposta.

Confira.