Conceito de educabilidade de Paulo freire:
Não há educação neutra. Todo ato de educar é um ato político. Nessa via o educador deve se interar de uma nova realidade , mesmo que essa em nada se pareça com a sua. Educadores devem se integrar, no plano do diálogo e das idéias, com os homens do povo de maneira que possam atuar sobre o mundo.
O conceito educativo de Paulo Freire era uma educação que vai além da escolarização, mostrando que a criança vê o mundo antes de qualquer outra aprendizagem, a educação precisa estar dentro do contexto dos alunos em que estão inseridos, tendo como base a aprendizagem libertadora que tenha o diálogo como fonte de transformação da prática educacional, seu legado era uma humanização superando a opressão.
“ Concluímos, identificando o que julgamos corresponder ao marco principal do itinerário político-educativo do pensamento de Freire, enquanto totalidade: a superação das convicções iniciais sobre uma prática educativa que visava a transformação interna do homem para conseguir a transformação da sociedade (via conscientização) em direção à proposta de uma educação que contribua para a organização das classes populares,que colabore para a destruição da sociedade comandada pelo capital, baseada na exploração do trabalho e, em última instância, priorize a humanização dos homens”
Francimara Mancini - 164485
Jair Ferreira - 175877
Laura Nogueira - 164480
Sabrina Costa - 162165
Pólo de Guratinguetá