quarta-feira, 20 de abril de 2011

"A organização dos espaços físicos e pedagógicos escolares ligados a uma proposta significativa da educação, considerando a diversidade das escolas brasileiras"

Nos dias de hoje precisamos considerar o espaço escolar como um local privilegiado, onde possa abranger toda a sua magnitude tendo como alvo principal sua diversidade, um espaço considerando a interação, a prática do lazer e a cultura; sem preconceitos, oferecendo para a comunidade um ensino de qualidade e principalmente sendo uma escola inclusiva.
Pois ainda em dias atuais sentimos uma resistência por parte de alguns educadores que não estão preparados para lidar com as diferenças enfrentadas no cotidiano escolar.

"Não existem receitas, tão pouco fórmulas mágicas para a construção/criação de ambientes inclusivos, pois essas dizem respeito a um coletivo de ações em que todos os membros da escola devem estar unidos na busca de um mesmo objetivo"(UMESP. Guia de estudos. Pensando o espaço e o processo pedagógico na escola. São Paulo:Metodista, 2011.)

Sabemos que ainda estamos longe de ter uma escola com igualdades, mas precisamos criar condições para que haja uma escola que reconheça e inclua em sua pedagogia as diferenças sociais, culturais e econômicas dos alunos, onde possa repensar o seu currículo para uma educação democrática, sendo assim uma escola única e para todos.

                               

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